quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Entre uma coisa e outra...

Do livro Globalização e Humanismo Latino de Eduardo Búrigo Carvalho, Fábio Régio Bento e Jailson Coelho

 "Tempo livre.
Todas as sociedades tem conhecimento de que o tempo livre e sua utilização ou realização dependem das práticas sociais impostas na época.
Os antigos gregos foram os primeiros a criar um conceito de lazer, idealizando-o como uma contemplação dos supremos valores do mundo.
Para os romanos o lazer era concebido como tempo de descanso do corpo e recreação do espírito.
Na Idade Média o lazer era constituído pela diversão."
A minha concepção de tempo livre, lazer,diversão, ou como queiram denominar, é a de que eu faço do meu "free time" aquilo que me satisfaz.
Dentre multiplicidades de coisas que eu desenvolvo no meu tempo livre, uma delas é fotografar.
Descobri a pouco que gostava desta atividade. Aliás, há tempos que venho "clicando" os lugares que passei, as imagens que  enchiam-me os olhos. Mas há bem pouco adquiri uma máquina com quase súper-poderes...(risos).
São tantas as suas funções, que devo levar muito tempo até desvendar todos os detalhes dela.
Após a máquina, umas aulas de como fotografar, de como operar o equipamento.
E pra terminar, ou melhor, começar, a prática!
Tenho um professor de fotografia que está me auxiliando nesta árdua e confusa tarefa. Até porque "tirar fotos" não é só colocar no automático e clicar.
Não tenho a pretensão de me tornar profissional, já que escolhi  a área de Direito como opção de trabalho; mas isso não impede que eu utilize o "free time" pra fazer o que eu gosto.

_Liga a máquina, diz o professor na primeira aula.
_Como eu ligo?
_hahahaha...
Vai ouvir uma dessas sem rir? Sem chance, logo pra quem é da área.

Ele é muito paciente, além de um ótimo profissional.
Terei pouquíssimo tempo ao seu lado, mas quero tentar aproveitar ao máximo suas dicas.

Meu primeiro contato ativo com a Nikon foi este:

Tinha que ser ele, minha paixão, meu ginseng, que tá desaparecido há uns dias, mas que logo logo voltará a reinar e emanar a sua energia. SOL.

Plataforma norte do Rincão, um vento de descompor qualquer cabelo (imagina o meu!), e muito frio.
Bah, aqui não vai rolar!
Praça do Congresso rodeada por prédios que estancam a voracidade do vento e com bancos pra sentar e fazer os ajustes  necessários talvez fosse o mais ideal pra aula.


Não! Não é propaganda de marca de veículos. Esta foi apenas uma idéia de como fotografar a velocidade, ou objetos em movimento. Acredito que foi isso, não lembro bem.... (risos)
Já pensei em fazer anotações, mas meu estilo um tanto quanto despojado não me permite tal cuidado.


Brincar de tirar fotos é divertido, é estimulante.

Outras aulas, outras imagens. Vamos ver como vai suceder esta história.
Que incógnita saber a duração disso!!
Duração: Tempo que medeia entre o princípio e o fim de uma coisa.

Clics e mais clics.
No Parque ecológico Maracajá.

Tucanos  exibidos estes!

 Flagra! 

Orvalho da manhã 

Reflexos 

Sem mais para o momento!




" Prá mim não existe sensação melhor do que descobrir novos lugares, conversar com outras gentes, mudar de clima, provar outros sabores, ver novas paisagens, fazer as pazes com o tempo, ver o sol nascer, o por do sol, a lua chegar, as estrelas brilharem, o banho de cachoeira, os pés no chão, a massagem das ondas, o balanço do mar, a limpeza da chuva, o beijo do vento, o calor do fogo, o abraço do rio; tudo isso prá mim é viajar, tudo isso prá mim é viver." (Amyr Klink)

2 comentários:

Eduardo Rosa disse...

humm, acabo de adicionar seu blog nos meus favoritos, parabéns!!!

as vezes nessa correria esquecemos das coisas mais simples da vida que "simplesmente" são as mais perfeitas!!!

Ulisses Job lima disse...

Minha aluna esta aprendendo na velocidade exata.

Esta descobrindo a abertura exata para registrar a natureza com perfeição.

Pois então - que o “SOL” continue lhe transmitindo energia
para você documentar as belezas da vida.

Abraço.