segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Ser grato


Em tempos em que quase ninguém se olha nos olhos, em que a maioria das pessoas pouco se interessa pelo que não lhe diz respeito, só mesmo agradecendo àqueles que percebem nossas descrenças, indecisões, suspeitas, tudo o que nos paralisa, e gastam um pouco da sua energia conosco, insistindo.
Martha Medeiros
Hoje o que me desperta a escrita é o assunto: agradecimento.
Retrucava minha avó, quado criança, quando ela me chamava de mal agradecida em algumas situações.Eu queria um tênis rosa e ela me dava um verde; eu fazia cara feia. Ela ia lá e trocava.Mas eu não fazia por maldade. Fazia inconsciente, não achava que aquilo a magoava.
Mas é que a gente não tem o hábito de colocar-se no lugar da outra pessoa.E é esta a maior lição de vida que podemos aprender: se colocar no lugar do outro e tentar imaginar como ele esta se sentindo com determinadas atitudes.
Hoje sinto isso!Sinto que meus depósitos por vezes não são reconhecidos.Depósitos de fidelidade numa amizade, nas realizações, etc...
hoje eu sinto na pele os maus agradecimentos.
Não que isso me torne mais dura, ou que eu deixe de fazer pelos outros porque estou descrente das boas atitudes de terceiros.Eu faço porque eu gosto. Tenho prazer e não faço esperando recompensa.
Sempre falo em livre arbítrio. Então, podemos escolher se queremos ou não fazer algo por alguém.E fazer  de coração aberto, é não esperar retorno. Porque isto sim é doação!Doar não é trocar.Se você doa e depois cobra algo, isso não é doação.Isso é troca!
Só que lá no fundinho, a gente sonha com o dia em que as pessoas vão saber o que é na verdade, a palavra gratidão!
Eu agradeço áqueles que continuam insistindo, seguindo a linha de Martha Medeiros.

Nenhum comentário: