terça-feira, 28 de setembro de 2010

Somatizando

Temos o inconcebível hábito de somatizar problemas, frustrações e quando menos esperamos, estamos ali, na situação desconfortável do stress.
Tão desconfortável, a ponto de desistir de fazer as coisas que gostamos, pelo fator desencadeado: desmotivação.
Nesta soma um tanto quanto desagradável de fatores externos desgostosos, estão também o perdão, ou melhor dizendo, a falta dele.
Guardar raiva, mágoa, inveja e ressentimentos  faz mal á saúde. Faz com que a pessoa se torne rabugenta, chata e por consequencia: isolada, o que só piora ainda mais o quadro.

Dia destes, comprei um livro de crônicas da Martha Medeiros e li um texto bem interessante, escrito por ela, mas com citações de uma psicóloga americana, Louise L. Hay, onde afirma que:

"Pesar, tristeza, raiva e vingança são sentimentos que vieram de um espaço onde não houve o perdão. Pedoar dissolve o ressentimento"
Pasmem meu caros, é fato comprovado cientificamente já!
Matéria da revista Veja, assunto de artigo de jornais e por aí vai; objeto de estudo das mais variadas áreas da medicina.

Seguindo a leitura no texto, encontrei algo ainda mais interessante e que me valho de um trecho aqui, por achar de curiosidade indispensável:
" Louise L. Hay acredita tanto, mas tanto nisso, que chegou a fazer uma lista de doença  e suas prováveis causas.
Exemplo: apendicite vem do medo. Asma, de choro contido. Câncer, de mágoas mantidas por muito tempo. Derrame, da rejeição á vida. Dor de cabeça vem da autocrítica. Gastrite, de incertezas profundas. Hemorróidas vem do medo de prazos determinados e raiva do passado. A insônia vem da culpa. Os nódulos, do ego ferido. Sinusite é irritação com pessoa próxima."
Claro que não podemos atribuir estas doenças a somente estes fatores. Em verdade é soma de tudo.
Ousando uma diagnóstico nada preciso, eu poderia dizer que são doenças psicossomáticas, com interferências dos nossos sentimentos sobre o nosso corpo.

Afinal, onde pretendo chegar com o assunto  (a mim desconhecido) em questão?

Uma justificativa para um jeito despojado de ver/ser/agir.

Eis uma das razões de destinar relevância notável aos pequenos prazeres da vida.
Aqueles que prezo, que sigo e que ainda procuro!
Não sou pretenciosa a ponto de me eximir de qualquer um dos fatores e doenças lá acima citados...mas a busca e o aperfeiçoamento, são para obter uma melhor e mais leve forma de viver!


livre, leve e solta!

em consequência, saudável!

2 comentários:

Bárbara disse...

Oi, Grazie!

Obrigada pelo comentário no meu blog! Fiquei muito feliz que tu acompanha e gosta do blog! :)

E fiquei curiosa... como tu encontrou ele?

beijos!

Bárbara disse...

Que legal! :)

E tu tá pensando em ir pra Costa Rica? Ou por que tu foi procurar informação?

Me procura no facebook (por Barbara Basso)

beijos!